quinta-feira, 31 de março de 2011

Ovinos da raça Santa Inês

Nesta postagem não fui eu apenas que postarei, tive uma ajuda de uma garota chamada Jheniffer que além de ser esperta é muito legal!!!
Ovelhas são animais bem fofos que concerteza sem eles não existiria roupas de lã, já que elas a produzem.
Uma das raças de ovelhas é a chamada de ovelha Santa Ines:

Origem da Santa Inês
Teve origem no cruzamento de Carneiros da raça Bergamácia com ovelhas Crioulas e Morada Nova.
São ovinos desprovidos de lã (deslanados) de grande porte, desprovidos de chifres, os machos podem chegar a cerca de 100Kg e as fêmeas 70Kg.
Cabeça - Seu tamanho é proporcional ao corpo.
Corpo - Seu tronco é bastante forte e possui quartos dianteiros e traseiros bem forte e musculosos, ossadura bastante forte, dorso reto com pequena depressão próxima a cernelha, cauda de tamanho médio, garupa pouco inclinada.
Membros - Os cascos são brancos ou negros de acordo com a coloração apresentada no nariz, ossos bastante fortes.
Pelagem - possui dois tipos de pelagem:
                           Vermelha: é a pelagem mais comum;
                           Preta: totalmente preta
São animais de muito boa aptidão para carne e pele, mas requerem cuidados por serem exigentes quanto a alimentação, necessitando de boa pastagem ou complemento.
Mercado de carne
    Depois de uma crise de mais de duas décadas, a ovinocultura está em alta novamente no país. O aumento de procura pela carne de sabor delicado e de fácil digestão elevou os preços de animal jovem, o cordeiro, a patamares que os criadores não imaginariam há quatro anos. No Rio Grande do Sul, principal produtor, o quilo do animal vivo das raças de carne vale entre 2.40 e 3.00 reais, bem acima do que é pago pelo boi no Estado. E quem vende a carne em cortes, já embalada, pode embolçar até quatro vezes esse valor. Para o consumidor, o quilo de carne de carneiro varia de 12 a 16 reais em Porto Alegre ou no interior de São Paulo, mas chega ao dobro em casas especializadas da capital paulista , Rio de Janeiro e Brasília. 
uma ovelha da raça Santa Ines
    Os preços subiram porque a mercadoria é escassa. No início dos anos 80 o rebanho gaúcho somava 12 milhões de cabeças. Hoje são 4.3 milhões, e a ovinocultura ganha espaço em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul. Ä demanda por carne ouvina é bem superior a oferta, e crescente, tanto nos restaurantes e na rede hoteleira como no varejo em geral", diz Wilson Belloc Barbosa, presidente da Federação Brasileira dos Criadores de Ovinos de Carne. Segundo Barbosa, a produção brasileira é de 29 mil toneladas, havendo um déficit de 600 mil cordeiros para abastecer o mercado. Produto que é importado, principalmente de Chile e Uruguai, "Esta é a hora da Ovinocultura"
A ovinocultura em São Paulo
    O estado de São Paulo consome 30 mil toneladas de carne de ovino, por ano, mas produz somente 4 mil toneladas. Segundo Eduardo da Cunha, pesquisador do IZ, a demanda é suprida com importações do Rio Grande do Sul, Chile, Uruguai e Argentina.
    Desde 1995, o número de matrizes de ovinos pulou de 300 mil para mais de 1,5 milhão, ou seja, o paulista está investindo nesse setor carente.
    Para dar incentivo à criação de ovinos no Estado, a Secretaria de Agricultura de São Paulo criou um programa que funciona juntamente com o Fiap - Fundo de Expansão da Agropecuária e Pesca do Estado de São Paulo. Ele oferece aos produtores financiamentos para adquirir e reformar instalações com capacidade para até 250 matrizes com 4% de juros ao ano. Além disso, os criadores ainda têm dois anos de pagamento, mais um de carência. Sem dúvida, é o mais plausível de todos os programas instalados no Brasil.
    Através do Institutos de Zootecnia, em Nova Odessa, o programa paulista também oferece cursos de produção e dispõe de um serviço de atendimento aos produtores.
 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Equinos

Hoje eu vou falar de equinos, popularmente chamado incorretamente de "cavalinhos".

Os equinos são naverdade cavalos e "primos", como a zebra. Eles têm muito em comum, mas também são muito diferentes. Os cavalos e as zebras têm ossos parecidos, mas não são os mesmos e muito menos uma zebra é um "cavalo de cor desbotada".
As zebras vivem no meio natural como a savana e os cavalos vivem no pasto criado pelo homem e também contrário da zebra o cavalo não tem um inimigo natural (azebra tem o leão por exemplo e o cavalo tem apenas os microorganismos como todos os seres vivos também têm). Como pode ver s cavalos não têm um globo ocular muito grande em comparação com o seu tamanho (se observarmos os globos oculares de outros animais em comparação com os seus tamanhos têm os globos oculares grandes).

domingo, 27 de março de 2011

Rãs, sapos e pererecas

Hoje irei postar sobre rãs, sapos e pererecas.
 Muitas pessoas acham rãs, sapos e pererecas feios e asquerosos, isso por que elas não enxergam as coisas boas que elas trazem para nós. Uma dessas coisas é: Não permitir que insetos em excessão "invadam" o ambiente, pois elas o comem.
 Uma coisa que poucas pessoas sabem é diferenciar as rãs dos sapos e das pererecas e outra acham que as rãs são as "esposas" dos sapos, mas não é bem assim.
Sapos: tem a pele rugosa e glândulas paratóides nas laterais.
 Rãs: Tem a pele lisa e vive no chão.
 Pererecas: tem discos aderentes nas pontas das patas para subir em árvores e paredes.


sábado, 26 de março de 2011

o que é isso?

Olá, hoje eu irei postar sobre cachorros.
Os cachorros são todos diferentes por fora, cores diferentes, temperamentos diferentes, gostos diferentes e até a sua tolerância com humanos (alguns odeiam humanos outro não), mas, todos são iguais por dentro.
O esqueleto deles são parecidos, mas não iguais alguns são alongados, outros cutos, etc... Mas o que eles têm em comum, são os dentes caninos compridos, usados para rasgar a sua "presa" no caso dos cães do mato e no caso dos domesticados, pra morder as pessoas.




sexta-feira, 25 de março de 2011

Isso é um gato?

Crânio de um gato
Hoje eu vou postar sobre gatos.

As pessoas têm a mania de achar gatos fofos e carinhosos, mas nem sempre é assim. Eu nunca vejo um gato como um animal carinhos (bonitinho talvez, mas carinhoso não), eu os vejo como máquinas de arranhar e perseguir (e se alcansar) e de comer pássaros (mas claro esta é a minha visão de um gato mas você pode ter outra,e eu espero que esta opinião não impessam de vocês apreciarem o blog). Eu agora lhes pergunto: "Como é um gato por dentro?" Eu respondo que eles são esquisitos. Outra pergunta: "Como eles conseguem saltar ou subir muros altos?" Eu novamente respondo-lhes: Eles fazem isso graças a uma série de músculos potentes que por sua vez, podem impulcioná-lo para o alto fazendo assim com que ele pule então, logicamente alto.
A estrutura rígida do esqueleto do gato protege os órgãos internos, fornece pontos de ligação aos músculos e funciona como um sistema de alavancas que permite ao animal movimentar-se com uma graça eue ninguem conseguiria fazer.
Os músculos dobráveis e a coluna flexível permitem que o gato se enrosque ao dormir e execute malabarismos impensáveis para nós, humanos, além de lhe conferir agilidade que faz dele um caçador muito eficaz.
Seus dedos tem uma forma que permite que o gato mantenha as unhas "dentro" do pé quando não estão sendo usadas, protegendo-as enquanto o animal se move e ajudando a mantê-las afiadas.

EEEEEIIII PESSOAL QUE VE ESTE BLOG, POR FAVOR VEJAM TAMBEM O MEU OUTRO BLOG, ELE AINDA ESTA EM CONSTRUÇÃO, MAS ISTO É PQ EU DELETAREI ESTE EM BREVE...
 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Algo muito imteressante acontece!

Hoje, eu Matheus achei (na verdade foi o meu pai), algo que me surpreendeu!!   DOIS ESQUELETOS DE RATOS QUASE COMPLETOS!!!!
No começo achei estranho, tipo, dois ratos mortos (me corrigindo, dois esqueletos) encontrados em uma velha cozinha onde ninguem vai la a mais de 5anos (ironia não?), mas depois eu precebi que seria normal considerando que próximo a minha casa existe uma padaria, e que logicamente haveria nela como há em outra, ratos.
Estes ratos concerteza não medem mais de 20cm sem considerar o rabo de um deles (considerando daria cerca de 25 a 30cm), então não são ratos radioativos ou ratos mutantes (mesmo parecendo).
Muitas pessoas acham estranho eu gostar destas coisas, mas eu acho normal, já que existe e está a nossa volta, mas muitas pessoas pensam: "Isto é anormal. Não sei como você consegue gostar disso; isto é asqueroso de mais e concerteza isso não existe a minha volta." Mas eu digo que estas pessoa estão erradas eles só são asquerosos vivos, mas depois eles passam a ser "bonitinhos".
O crânio dos ratos e ratazanas são pequenos e parece serem fortes, mas apenasos dentes das ratazanas e ratos, são muito  fortes (o crânio é bem frágil), os globos oculares de ratos são bem grandes como podem ver abaixo. 
.
Esqueleto de uma ratazana


Até a minha próxima postagem. Curtam.



quarta-feira, 23 de março de 2011

O que tem neste blog?

Olá eu sou Matheus criador e fundador do blog, e eu quero que este blog  não seja apenas um blog, e sim o blog. Ele abrangerá tudo sobre ossos! Eu tentarei postar pelo menos 1 vez por semana .Neste blog eu postarei tudo que eu sei e que eu saberei sobre ossos.
Eu espero que vocs gostem do que eu postarei.

Até a minha 2ª postagem e não fiquem apenas olhando, postem seus comentários sobre as coisas que colocarei daqui em diante.